domingo, 20 de julho de 2014

Ansiedade a mil!!

Terça feira 24/06, estava eu trabalhando tranquilamente, quando na hora do almoço fui dar uma olhada no meu celular e vi a seguinte mensagem:

"Ótimas notícias! me ligue assim que puder."

Naquele hora pensei em um milhão de coisas, mas nenhuma delas chegou perto do que me esperava.

Liguei.

Do outro lado da linha o Eric super empolgado perguntou se eu conseguiria uma licença do trabalho pra passar um tempo na Suécia, 3 meses. Travei. :/

Depois de conversar com ele uns minutos e entender o que estava acontecendo, fiquei mega preocupada, ansiosa, feliz...senti um milhão de coisas diferentes..queria chorar..rir..sei lá. Conversamos o suficiente e fui falar com a Vanessa, diretora da escola que trabalhava. Expliquei a situação e na hora vimos que não seria possível ter uma licença.
Fiquei angustiada porque não queria deixar meu trabalho, mas ao mesmo tempo, feliz pela oportunidade.

Enfim, depois de mto chororô..despedidas...angústias e a ctz de que viríamos ainda em Julho, começamos a nos preparar.

Tenho que dizer que não é fácil organizar uma viagem de 3 meses. É muita coisa pra pensar, pra fazer, resolver, decidir.

Como já tínhamos o passaporte foi uma coisa a menos pra nos preocuparmos. Quando vc vem pra Europa, dependendo do país, não é necessário o visto para permanência de até 90 dias. O tempo de 90 dias começa quando vc entra no primeiro país, no nosso caso a Suíça, que foi onde fizemos a escala. Caso vc vá trabalhar pra uma empresa local ou estudar aqui  precisa do visto específico ou o convite do lugar que vc vai.
Uma coisa que eu li é que vc pode aumentar a sua permanência, mas tem que ir até a imigração e pedir esse aumento e são eles que resolvem se vão te dar mais tempo ou não, e quanto tempo vai ser.

Mesmo ficando pouco tempo, decidimos fazer algumas coisas "just in case", como por exemplo, deixar uma procuração com dois amigos caso precisássemos resolver alguma coisa. No meu caso vai ser necessário porque tenho coisas do trabalho pra acertar. A procuração tem que ser feita em um tabelião de notas e custa, em Campinas, R$ 164 e uns centavos.
Uma dica: leia com bastante atenção a procuração antes de finalizar e pagar, porque caso tenha qualquer erro vc precisará pagar pra revogar a procuração e pagar de novo pra fazer uma nova. Baita preju!!!

Outra coisa que fizemos por garantia, foi trazer com a gente cópias autenticadas dos nossos documentos porque no caso de acontecer qualquer coisa com o passaporte, precisamos dessas cópias ou originais pra fazer outro por aqui. Cada um de nós ficou com uma pasta com cópias dos documentos dos 2.

São muitas coisas pequenas e grandes que têm que ser feitas. Precisamos comprar malas, sim no plural porque gente..pensa na dificuldade de arrumar isso!!!!

Eu tava uma pilha, fiquei praticamente uns 10 dias sem dormir direito de tanta coisa que tinha pra fazer e quem me conhece sabe como eu sou ligada no 220v. Então, ansiedade a mil era pouco.

Fazer a mala foi uma novela. Perdi as contas de quantas vezes eu tirei e coloquei coisas nelas. Estávamos com 4 malas, 2 grandes que tínhamos acabado de comprar uma média e uma pequena. Não era o suficiente. Compramos outra grande pra trazer no lugar da pequena. Depois de muitas sugestões, vi que era melhor trazer pouca coisa e tirei mais da metade do que eu tinha separado no primeiro momento. O mais difícil foi escolher que sapatos viriam e quais eu deixaria lá, Que sufocoooo!!!

Mas deu td certo e cá estamos!!

2 comentários:

  1. Que ótimo ter essas notícias e essas dicas e o melhor é saber que estão bem e que deu td certo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh..a ideia eh essa mesmo..pensar em como a gte fez as coisas e deixar dicas pra quem precisar..
      No mais, estamos bem sim, conhecendo as coisas..logo logo mais posts sobre as experiencias... :)

      Excluir